Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-12 às 18h01

Portugal será anfitrião da IV Conferência Ministerial das Nações Unidas sobre Envelhecimento

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, durante a sessão para jornalistas sobre a conferência sobre Envelhecimento, Lisboa, 12 setembro 2017

Portugal será o país anfitrião da IV Conferência Ministerial da UNECE (Comissão Económica da Região Europa das Nações Unidas) sobre o Envelhecimento, que decorre nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Sob o tema «Uma sociedade sustentável para todas as idades: cumprindo o potencial de viver mais tempo (A Sustainable society for all ages: Realizing the potential of living longer)», o evento está a ser coordenado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e contará com a presença de mais de 400 participantes, incluindo membros do Governo de 36 países, altos responsáveis de 49 Estados-membro da UNECE, bem como outras entidades relevantes, designadamente das Nações Unidas, da Comissão Europeia e da OCDE.

Estarão igualmente presentes representantes de cinco países da CPLP e também da Índia. No total, estarão representadas em Lisboa mais de 50 nações.

Portugal é o terceiro país a receber esta Conferência, onde será feita uma avaliação da Declaração de Madrid sobre o Envelhecimento (2002), num processo que acontece a cada cinco anos.

Desta conferência sairá a Declaração de Lisboa, que definirá as linhas orientadoras de atuação dos Estados-membros da UNECE para os próximos cinco anos.

Para o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, «Portugal poderá dar um contributo significativo para o compromisso político nesta matéria», uma vez que «o envelhecimento da população é uma questão que toca todas as dimensões da intervenção pública».

Ainda no âmbito da Conferência, irá decorrer no mesmo espaço, no dia 20 de setembro, um encontro que reunirá 150 Organizações Não Governamentais dos Estados-membros da UNECE e 80 investigadores, que irão contribuir para a discussão ministerial através de duas Declarações, abrindo assim o tema aos contributos da sociedade civil.

Urgência de promover o envelhecimento ativo

Promover o envelhecimento ativo e digno, combater o idadismo e aproveitar o potencial da pessoa idosa, são algumas das principais metas desta conferência.

Neste sentido, Vieira da Silva refere que se deve «aproveitar o potencial do facto de se conseguir viver mais tempo, uma vez que as pessoas com mais idade mantêm uma forte capacidade de contribuição para a sociedade, a vários níveis».

O Ministro ressalvou ainda o facto de este evento se revestir de uma «extrema importância do ponto de vista científico, social e político».

Mais informações sobre o evento e o programa da conferência estão disponíveis para consulta.

 

Foto: Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, durante a sessão para jornalistas sobre a conferência sobre Envelhecimento, Lisboa, 12 setembro 2017