Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-08 às 17h54

Envolvimento das freguesias na promoção da economia circular

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o Governo tem o objetivo de envolver as juntas de freguesia em ações de promoção da economia circular.

Em Aveiro, na apresentação do Plano de Ação para a Economia Circular, o Ministro referiu que o Governo irá trabalhar com as juntas de freguesia em 2018 «para estruturar à escala das freguesias projetos que contribuam para que os princípios da economia circular se imponham».

Matos Fernandes destacou que o cidadão comum «já está muito disponível para colaborar naquilo que são as tarefas de descarbonização da sociedade» mas que há «um caminho longo para ser percorrido» no que diz respeito à economia circular.

«É um conceito que está longe de ser apreendido pelo comum dos cidadãos. Sentimos que é mesmo importante chegar o mais perto possível das comunidades locais», acrescentou.

Importância da proximidade com os cidadãos

O Ministro destacou a importância das juntas de freguesia nesta promoção, uma vez que «são a unidade territorial mais importante para poder contribuir para que os princípios da economia circular cheguem ao comum dos cidadãos».

Matos Fernandes frisou que o trabalho tem de ser muito estruturado ainda mas exemplificou com dois projetos possíveis: a criação de oficinas de reparação de pequenos eletrodomésticos e projetos para a redução do desperdício dos bens alimentares.

O Ministro referiu ainda que vão ser anunciadas as 20 candidaturas aprovadas para financiamento no âmbito do Fundo Ambiental para apoiar a economia circular, sendo que cada uma poderá receber um montante até 50 mil euros.

A redução de matérias-primas, produtos mais duráveis e mais eficiência energética estão entre os requisitos para conseguir este apoio.