Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-04 às 13h39

Apresentada a equipa de negociação para a compra de aviões KC-390

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, intervém na apresentação da equipa de negociadores para a compra do avião KC-390, Lisboa, 4 setembro 2017

O Governo apresentou a equipa de negociação da compra de cinco ou seis aviões KC-390, numa cerimónia que representou também o início oficial das negociações, e que contou com a presença dos Ministros da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e da Economia Caldeira Cabral.

A equipa, nomeada a 14 de agosto por Despacho do Ministro da Defesa Nacional, iniciou atividade a 15 de agosto e terá até 26 de outubro de 2017 para apresentar um relatório detalhado que identifique todos os aspetos relevantes e necessários à introdução do KC-390 na Força Aérea, com opções para decisão final, incluindo custos associados e cronogramas.

O Governo aprovou, a 8 de junho, a autorização do início das negociações com a Embraer, para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, com opção mais uma, um simulador de voo, para instalação e operação em território nacional.

O Governo decidiu, através da Resolução de Conselho de Ministros publicada a 27 de julho, que era «chegado o momento do Governo de Portugal aprofundar as negociações com a Embraer», com vista ao reforço das «atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos».

Uso militar e civil

As aeronaves deverão incluir as capacidades de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, o que possibilita que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do País.

Portugal, a par da República Federativa do Brasil, é um dos principais parceiros do programa cooperativo de desenvolvimento e produção do KC-390, do qual fazem parte igualmente a República Checa e a Argentina.

As negociações com a Embraer serão dirigidas pelo Ministro da Defesa Nacional e a equipa integra, para além de elementos da Defesa, representantes nomeados pelos Ministros das Finanças, da Economia, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A equipa é composta por: Alberto António Rodrigues Coelho, coordenador geral; Francisco Jorge Samúdio Gomes Ramires e José Moreira (Finanças); coronel João Paulo Pires (Defesa Nacional); António Augusto Magalhães Cunha e Paulo Manuel Cadete Ferrão (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Patrícia Castanheira Venâncio Leão e Nuno Augusto de Castro Azevedo Soares de Almeida (Economia); major-general João Cartaxo Alves e tenente-coronel João Rui Ramos Nogueira (Força Aérea); Nuno Miguel Gameiro Bastos Cadete (Secretaria-Geral da Defesa Nacional); capitão-de-fragata Carlos Manuel Pereira Mendes e Cristina Maria da Cunha Pinto (Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

 

Foto: Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, intervém na apresentação da equipa de negociadores para a compra do avião KC-390, Lisboa, 4 setembro 2017