Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-07-20 às 11h13

Apresentação dos cursos técnicos superiores profissionais em Torres Vedras

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa na apresentação dos cursos técnicos superiores profissionais do Instituto Politécnico de Leiria, numa cerimónia a realizar dia 20 de Julho, pelas 16 horas, em Torres Vedras, durante a qual será assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Instituto Politécnico de Leiria.

Os cursos técnicos superiores profissionais são uma modalidade de ciclo de estudos superiores de curta duração com formação em contexto de trabalho que visam reforçar e valorizar o impacto dos institutos politécnicos na sociedade e na economia do País.

Atualmente estão em funcionamento cerca de 400 cursos técnicos superiores profissionais em institutos politécnicos, estando inscritos mais de 11 mil estudantes em todo o País.

O total de novos estudantes em formações curtas superiores aumentou mais de 11% entre 2015/16 e 2016/17.

A promoção e valorização deste tipo de formações têm sido particularmente dinamizadas através do programa de modernização e valorização dos institutos politécnicos, em articulação com uma estratégia para o desenvolvimento de cidades e regiões com conhecimento.

Pretende-se incentivar a formação profissional superior em estreita colaboração com atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) baseadas na prática e no desenvolvimento das profissões, alargando a base social do conhecimento e a sua especialização progressiva em temáticas com forte apropriação territorial.