Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-07-10 às 19h48

Portugal Espacial 2030 apresentada na Holanda

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, apresentou a proposta para uma nova estratégia para o Espaço (Portugal Espacial 2030) nos Laboratórios do Centro Europeu de Investigação Espacial e Tecnologia da Agência Espacial Europeia, na Holanda.

A posição de Portugal baseia-se em 3 eixos fundamentais:

  • Estimular novos usos e mercados para dados espaciais;
  • Criar novas atividades tecnológicas e empresariais na área da produção de dados com base em micro e nano satélites, e no desenvolvimento de novos serviços de lançadores;
  • Dar continuidade à capacidade científica e tecnológica nacional na área do Espaço, incluindo a promoção da educação e cultura científica para o Espaço. 

Portugal Espacial 2030 vem reforçar o posicionamento estratégico do País no Atlântico, no âmbito internacional da preparação da agenda de investigação sobre Interações Atlânticas, para além da instalação do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (AIR Centre).

Criar e reforçar a investigação, inovação e crescimento da cooperação internacional do tecido empresarial português são outras metas da Estratégia.

Portugal Espacial 2030 foi apresentada a discussão pública durante o encontro Ciência 2017, que decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, em Lisboa.