Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-07-10 às 13h55

Investimento de 460 milhões de euros para atingir meta do tratamento de esgotos

Ministro do Ambiente no lançamento da primeira pedra da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castro Daire, Castro Daire, 10 julho 2017 (Foto: Nuno André Ferreira/Lusa)

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que está em curso um investimento «superior a 460 milhões de euros» para atingir a meta do tratamento de 90% dos esgotos que são produzidos em Portugal.

No lançamento da primeira pedra da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castro Daire, o Ministro referiu que atualmente o País trata 80% dos seus esgotos mas que há ainda «um grande trabalho a fazer».

A nova ETAR de Castro Daire vai ser construída nos próximos 20 meses e representa um investimento de 6,7 milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

O Governo aprovou 566 candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no que diz respeito ao abastecimento de água, recolha e tratamento de efluentes: «Isto corresponde a um investimento que está em curso superior a 460 milhões de euros e que é muito importante para que consigamos atingir estas metas».

Matos Fernandes disse que este «é o maior investimento alguma vez feito em Castro Daire», destacando que o Paiva é um rio com uma excelente qualidade mas havia um problema, «que era a fraca qualidade do tratamento de esgotos no município».

O Ministro frisou também que as autarquias desempenham um papel fundamental nas questões ambientais e que «é muito bom que 30 anos depois da aprovação da Lei de Bases do Ambiente se perceba que as autarquias têm já uma visão completamente diferente nestas matérias».

«Sentimo-nos muito bem acompanhados por quem promove e destaca estes mesmos investimentos como um dos mais importantes para o seu município», acrescentou.

 

Foto: Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no lançamento da primeira pedra da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castro Daire, Castro Daire, 10 julho 2017 (Foto: Nuno André Ferreira/Lusa)