Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-27 às 11h56

Reabilitação urbana com 1,4 mil milhões de euros para revitalizar cidades

A reabilitação urbana e, complementarmente, a área da eficiência energética, irá dispor de 1,4 mil milhões de euros, dos quais 703 milhões de euros com origem em fundos públicos.

No âmbito do concurso público internacional promovido pela estrutura de gestão do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), foram escolhidas as entidades financeiras e os respetivos instrumentos financeiros para a concessão de empréstimos na área da reabilitação urbana.

Com a concordância de todos os organismos com assento no Comité de Investimento do IFRRU 2020, foram selecionados como entidades gestoras financeiras o Banco Santander Totta, o Banco BPI, o Banco Millennium BCP e o Banco Popular Portugal. Para o instrumento de contragarantia foi selecionado o Fundo de Contragarantia Mútuo.

Requisitos necessários

Os interessados já podem preparar o acesso ao financiamento, sendo exigido três requisitos: obtenção de parecer de enquadramento da operação pela Câmara Municipal, obtenção do certificado energético, e preparação do pedido de financiamento a apresentar aos bancos selecionados.

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro, criado no âmbito do Portugal 2020, que visa contribuir para a revitalização das cidades e para a reabilitação integral de edifícios, com uma forte aposta na eficiência energética através da disponibilização de empréstimos com condições mais favoráveis face às existentes no mercado.

Os interessados no financiamento para projetos de reabilitação urbana podem consultar a página do Portal da Habitação.