Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-20 às 10h19

Novo Conselho Diretivo da Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, anunciou a composição do novo Conselho Diretivo da Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa.

Será designado para o cargo de presidente do Conselho Diretivo Bruno José Navarro Marçal, sob proposta do Ministro. Maria Manuel Lobo Pinto de Oliveira é designada vice-presidente, sob proposta da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

São designados vogais não executivos do Conselho Diretivo da Fundação Nuno Jorge Cardona Fazenda, Diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários do Turismo de Portugal e o Gustavo de Sousa Duarte, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, propostos, respetivamente, pela Secretária de Estado do Turismo e pelos municípios de Vila Nova de Foz Côa e Associação de Municípios do Vale do Côa.

Pedro Bacelar de Vasconcelos foi convidado pelo Ministro para presidir ao Conselho Consultivo da Fundação.

O mandato do novo Conselho Diretivo inicia-se no dia 26 de junho e tem a duração de cinco anos.

Alteração dos estatutos

Os estatutos da Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa foram também alterados, tendo sido adaptados à Lei-Quadro das Fundações e às orientações estratégicas definidas pelo Governo.

Daqui resulta que a ação do Governo é fortalecida, passando a área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a ter representação no Conselho Diretivo, em estreita articulação com os representantes da Cultura, do Turismo, do Ambiente, da autarquia local e da Associação de Municípios do Vale do Côa.

É ainda alargada a missão da Fundação na valorização patrimonial, científica, ambiental e turística do Vale do Côa, designadamente através do envolvimento de instituições científicas e de ensino superior, para uma nova dinâmica de atuação na prossecução da sua missão de interesse público. A Associação dos Arqueólogos Portugueses terá, pela primeira vez, participação ativa na Fundação.