Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-16 às 15h12

Ligação Sines-Caia «é um dos mais importantes investimentos»

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na inauguração da obra de requalificação da Praia Grande, Porto Covo, 16 junho 2017

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a reabilitação ferroviária na ligação entre Sines e Caia «é um dos mais importantes investimentos» a realizar no âmbito do Plano Nacional de Ferrovia 2020.

Numa conferência dedicada ao turismo náutico, em Sines, o Ministro frisou que Sines é o mais importante porto do País neste momento e referiu que o troço entre Évora e Elvas é «absolutamente estruturante da grande ligação que está em falta no corredor Sul».

«É aliás uma das maiores importantes ligações que está em falta na ferrovia europeia», acrescentou Pedro Marques, dizendo que o Governo pretende lançar o concurso para a reabilitação deste troço até ao final deste ano, «no máximo no primeiro trimestre do próximo ano».

O Ministro referiu também que o investimento, a concretizar até 2020 ou 2021, implica ainda o lançamento de uma grande empreitada de reabilitação de todo o troço entre Sines e Grândola, que «é uma zona que é hoje uma condicionante forte à competitividade da ligação ferroviária».

Pedro Marques afirmou que esta «é uma aposta muito grande na ligação ferroviária de Sines à Europa», promovendo a competitividade do porto «em completa sintonia com o investimento nacional e o investimento a realizar pelos parceiros internacionais neste porto».

Turismo náutico

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas referiu a importância de diversificar as atividades económicas e disse que Sines é um exemplo do que deve ser feito, ao conciliar o desenvolvimento portuário, logístico e industrial».

«Sines tem de ser cada vez mais um território também de turismo, de qualidade de vida, de vida urbana e, diversificando as suas atividades económicas também se torna um território mais cimpetitivo e que garante mais bem-estar aos seus cidadãos», acrescentou.

Pedro Marques destacou o turismo náutico e as atividades marítimas como «um grande exemplo do tipo de atividades que se podem desenvolver para diversificar» e retirar o peso da sazonalidade ao território.

O Ministro também inaugurou a obra de requalificação da Praia Grande em Porto Covo. O projeto, desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, representou um investimento de perto de 350 mil euros, com cofinanciamento comunitário de 85%.

 

Foto: Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na inauguração da obra de requalificação da Praia Grande, Porto Covo, 16 junho 2017