Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-16 às 21h34

Agência de notação financeira altera perspetiva do rating para positiva

Ministro das Finanças, Mário Centeno, com o Ministro das Finanças, de Malta, Edwarda Scicluna, durante a reunião do Eurogrupo, Luxemburgo 16 junho 2017 (Foto: União Europeia)

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que «após a deliberação do Conselho da União Europeia, a decisão da Fitch surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajetória de melhoria substancial da economia portuguesa», a propósito da decisão da agência de notação financeira alterar a perspetiva do rating para positiva.

Esta alteração abre caminho a uma atualização do rating da República para o grau de investimento de qualidade, refere o Gabinete do Ministro em nota.

Mário Centeno acrescentou, numa declaração no Luxemburgo, que «Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado e inclusivo».

Tendo por base os desenvolvimentos orçamentais e a dinâmica de crescimento económico recentes, atualização do rating deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado.

A eficácia do esforço orçamental, reconhecida pela Fitch, assenta num controlo rigoroso da despesa, num novo impulso do crescimento, baseado na performance das exportações e do investimento empresarial, bem como no dinamismo do mercado de trabalho.

Estes são pilares fundamentais de uma estratégia de crescimento inclusivo, garante de uma ampla base de apoio social, ao programa de reformas em curso.

 

Foto: Ministro das Finanças, Mário Centeno, com o Ministro das Finanças, de Malta, Edwarda Scicluna, durante a reunião do Eurogrupo, Luxemburgo 16 junho 2017 (Foto: União Europeia)

Áreas:
Finanças