Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-14 às 8h23

«Somos amigos desde o primeiro minuto da existência da Argentina»

Primeiro-Ministro António Costa com o Presidente da República Argentina, Maurício Macri, Buenos Aires, 13 junho 2017

«Não é possível sermos amigos mais antigos, porque Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência da Argentina», a 9 de julho de 1816, afirmou o Primeiro-Ministro António Costa durante a declaração conjunta com o Presidente da Argentina, Maurício Macri, no final da reunião entre ambos, em Buenos Aires, no segundo dia da sua visita oficial ao país.

O Primeiro-Ministro acrescentou que «por isso, somos amigos desde o primeiro minuto da existência da Argentina», e este facto histórico deve agora estimular os dois países a encarar o futuro com proximidade dos pontos de vista político, económico e cultural.

António Costa sublinhou que «estamos num momento muito importante de mudança económica na Argentina e em Portugal», uma vez que «as negociações entre a União Europeia e o Mercosul têm um objetivo de conclusão ambicioso até ao final deste ano».

Começar já a investir

Por isto, «este é o momento para se trabalhar já» para aumentar as relações económicas: «Quem começa a trabalhar primeiro chega primeiro e tem melhores resultados numa ampla zona de futuro comércio livre entre Europa e Mercosul».

«Este é um momento em que é decisivo podermos trabalhar juntos para tirarmos o máximo partido possível das oportunidades de investimento na Argentina», afirmou.

Este é também o momento para as empresas portuguesas aumentarem «as exportações de produtos portugueses para a Argentina e para se intensificar a complementaridade de muitas produções argentinas com portuguesas».

«Estou certo que, a partir desta visita, com a reabertura da delegação da AICEP e na sequência da missão empresarial que acompanhou esta visita, bem como de outras missões empresariais que já estão marcadas para breve, as relações entre os dois países vão intensificar-se», disse o Primeiro-Ministro.

No final da reunião, foi assinado um acordo de livre circulação que vai permitir que os jovens portugueses entre os 18 e os 30 anos possam trabalhar e estudar na Argentina por um prazo de um ano, o mesmo se aplicando aos argentinos que se desloquem e Portugal.

Acordo UE-Mercosul

O Presidente da República da Argentina, Maurício Macri, referindo que «estamos unidos pelo afeto e pela História», acrescentou que «queremos agora aprofundar as nossas relações económicas, que não estão ao nível do nosso afeto».

«Coincidimos, eu o Primeiro-Ministro português, em que o multilateralismo e a cooperação são as ferramentas essenciais para enfrentarmos a globalização».

«Queremos também que haja uma maior dinâmica entre a União Europeia e o Mercosul. Penso que esse acordo será a autoestrada se para estreitar a integração entre Portugal e a Argentina», sublinhou.

O Presidente Macri disse que «há muitas oportunidades de desenvolvimento em termos de cooperação, desde os setores do automóvel, energia, agroalimentar, calçado e têxtil», e «temos um programa de infraestruturas com parcerias público-privadas - e aqui também podemos cooperar».

«Esperamos que também, a prazo, haja ligações aéreas diretas entre Portugal e a Argentina», disse, referindo a intenção da empresa Aerolineas Argentinas começar a fazer uma ligação aérea direta entre Buenos Aires e Lisboa.

O Presidente da Argentina agradeceu o apoio de Portugal para que a Argentina seja membro de pleno direito da OCDE, um passo que «é essencial no nosso caminho para o cumprimento e transparência» em termos financeiros perante as instituições internacionais, importante para a «integração inteligente da Argentina no mundo».

No final das declarações, o Primeiro-Ministro ofereceu uma fotografia que ambos, quando presidentes das câmaras das respetivas capitais tinham tirado em 2012.

No segundo da sua visita oficial à Argentina, além da reunião de trabalho e do almoço oficial com o Presidente Macri, António Costa reuniu-se com a Vice-Presidente da República, Gabriela Michetti, e com o Presidente da Câmara de Deputados, Emilio Monzó, e depositou uma coroa de flores no túmulo dos heróis da independência.

O Primeiro-Ministro partiu de Buenos Aires para uma visita oficial ao Chile.

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa com o Presidente da República Argentina, Maurício Macri, Buenos Aires, 13 junho 2017