Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-06-07 às 18h01

Pontes culturais entre Portugal e China «são muito antigas»

Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que as pontes culturais entre Portugal e China «são muito antigas» e que a literatura é fundamental para intensificar estas ligações.

No encerramento do primeiro Fórum Literário Portugal-China, em Lisboa, o Ministro referiu o papel de destaque de Macau nestas pontes culturais ao servir de «lugar privilegiado de cruzamento entre Portugal e China, entre o Ocidente e o Oriente».

O Ministro disse que a literatura chinesa contemporânea constitui um território de desconhecimento e que «é para começar a colmatar e a combater esta carência que se fez este fórum».

«Espero que tenha contribuído para estreitar relações e espero que tais pontes nos aproximem cada vez mais uns dos outros», acrescentou.

Luís Filipe Castro Mendes afirmou ainda que Portugal e China têm muito a aprender um com o outro nas áreas científicas e tecnológicas mas destacou a importância da literatura na compreensão do humano: «Compreendemo-nos melhor uns aos outros como seres humanos através do conhecimento mútuo das nossas literaturas».

Tags: cultura, China, Macau
Áreas:
Cultura