Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-02 às 15h11

Reembolsos do IRS superam os 2 mil milhões de euros

O Fisco já reembolsou 2,1 mil milhões de euros relativos a declarações de IRS de 2016, informou o Gabinete do Ministro das Finanças em nota. Foram reembolsados cerca de 2,2 milhões de contribuintes.

O prazo médio de reembolso está a ser de 23 dias, o que corresponde a uma significativa redução face aos dois anos anteriores (36 dias e 30 dias, respetivamente).

Esta redução deve-se sobretudo ao novo IRS automático, que permitiu um aceleramento do processamento das declarações, mas também a uma maior celeridade no tratamento das declarações entregues pelo modo normal.

Até 31 de maio, termo do prazo legal, foram entregues 5 184 103 declarações de IRS, mais 4% do que no ano passado, e 80% destas declarações foram já tratadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

Das 4,2 milhões de declarações liquidadas, e além das declarações que deram origem a reembolso, há a registar 1,4 milhões de declarações sem reembolso ou pagamento e 585 mil notas de cobrança.

Do total de entregas efetuadas, mais de 800 mil contribuintes abrangidos pelo IRS automático confirmaram a declaração sem qualquer alteração.

Tags: impostos, fisco
Áreas:
Finanças