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2017-06-01 às 19h23

Intervenção no Corredor Ferroviário Internacional Norte permite redução de até 30% nos custos de transporte

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante a cerimónia de consignação de uma das duas primeiras empreitadas no plano de intervenção do Corredor Internacional Norte, Pampilho

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a intervenção no Corredor Ferroviário Internacional Norte vai permitir uma redução de até 30% nos custos de transporte.

Na Pampilhosa, durante a cerimónia de consignação de uma das duas primeiras empreitadas no plano de intervenção, num investimento de quase 700 milhões de euros, o Ministro referiu que a alteração vai permitir a circulação de comboios com um máximo de 750 metros de comprimento, tornando a ferrovia mais competitiva.

«É um investimento de grande alcance, um investimento no futuro do País, na competitividade externa do País, na competitividade dos nossos portos e também na competitividade das nossas terras», referiu Pedro Marques, acrescentando que a redução do custo de transporte potencia o aumento da circulação de comboios de mercadorias, o que vai tornar este tipo de transporte mais atrativo para os empresários.

O Ministro disse ainda que, com esta intervenção, vão ser criadas condições para que os comboios que vêm de Leixões e de Aveiro deixem de ter de ir para sul para utilizar a linha da Beira Alta.

Plano de intervenções

A primeira intervenção, num investimento a rondar os dois milhões de euros, vai garantir a estabilização de cinco taludes num troço compreendido entre a estação do Luso-Buçaco e a de Santa Comba Dão, assegurando o reforço das condições de segurança e circulação.

Depois de finalizada a reposição da linha da Beira Baixa, na ligação entre a Guarda e a Covilhã, será iniciada a «grande intervenção de fundo» na linha da Beira Alta, com o movimento de comboios a ser libertado na altura para a ferrovia da Beira Baixa.

«É um plano à altura daquilo que a nossa rede ferroviária merece e precisa», disse Pedro Marques.

O Ministro afirmou ainda que o concurso para a ligação entre Évora e Elvas, na linha Sines-Caia, deve ser lançado até ao final do ano, enquanto a obra para o troço entre a Covilhã e a Guarda deve ser adjudicada até ao final de 2017.

 

Foto: Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante a cerimónia de consignação de uma das duas primeiras empreitadas no plano de intervenção do Corredor Internacional Norte, Pampilhosa, 1 junho 2017 (Foto: Paulo Novais/Lusa)