Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-31 às 10h56

Portugueses residentes na Venezuela estão no centro das preocupações do Governo

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro

«Tinha intenção de visitar a Venezuela, mas - naturalmente - quando as condições de vida social, económica, e também política, se deterioraram, a urgência desse encontro ganhou outro destaque», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Estas declarações foram feitas à agência Lusa, em Caracas, onde o Secretário de Estado se encontra numa visita oficial de quatro dias, cujo início foi dia 30 de maio.

«A presença do Governo é sempre uma demonstração de que os portugueses da Venezuela não estão esquecidos, estão no centro das nossas preocupações e de todas as estruturas do Estado português», sublinhou José Luís Carneiro.

Objetivo da visita

«Esta visita tem como objetivo manter os canais de comunicação em bom funcionamento no que diz respeito, nomeadamente, à relação com as autoridades venezuelanas, que são indispensáveis para garantir e promover as condições de segurança e de bem-estar dos portugueses» no país, afirmou ainda o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro realçou «a relação de boa cooperação com dezenas de associações luso-venezuelanas, que estão muito ativas na vida coletiva da comunidade e que desenvolvem um trabalho muito importante de identificação de casos de necessidade e de mobilização de recursos para apoiar essas famílias».

«O Governo quer ainda verificar o modo como os serviços consulares estão a procurar corresponder às necessidades que são colocadas por aqueles que querem requerer documentação dos serviços consulares», acrescentou.

A visita do Secretário de Estado visa também «encontros com empresários, porque na Venezuela há centenas de empresas portuguesas, desde as pequenas empresas de comércio e distribuição, até grandes empresas nos setores agroalimentar e infraestruturas essenciais ao país».

Portugueses na Venezuela

José Luís Carneiro visitou as obras de expansão do Porto de La Guaira, o principal do país, que foi ampliado por uma empresa portuguesa: «Trata-se de um porto que está numa região que representa 10% do comércio mundial, e será uma empresa portuguesa a operar a sua gestão e administração», sublinhou.

«Por outro lado, a grande maioria dos portugueses que se encontra na Venezuela pretende fazer do país o seu destino futuro», isto é, «para muitos deles, a Venezuela é a sua pátria, naturalmente, com um sentimento hereditário muito forte a Portugal», acrescentou.

O Secretário de Estado reafirmou que «a visita à Venezuela serve para dizer a estes portugueses que Portugal está com eles num momento especialmente difícil, do ponto de vista social e económico, com condições graves para a segurança».

«A proximidade do Secretário de Estado com as pessoas é uma proximidade do Governo, de Portugal, do seu Primeiro-Ministro, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, é de todo o País, também do senhor Presidente da República», disse ainda.

José Luís Carneiro referiu que, há cerca de três semanas, recebeu «a informação de que 600 pessoas se tinham inscrito na Segurança Social da Madeira, e tive conhecimento da chegada de cerca de 190 madeirenses, ainda que muitos tenham manifestado intenção de regressar à Venezuela».

«Muitos pretendem, depois de uma relativa estabilização social, regressar de novo, porque têm aqui os seus investimentos, muito do seu património, em muitos casos têm aqui os seus filhos», concluiu.