Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-31 às 15h22

«Há muito por fazer no domínio da mobilidade»

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que há muito por fazer no domínio da mobilidade, durante a apresentação do Plano de Eficiência e de Produção de Energia do grupo Águas de Portugal, em Lisboa.

No evento, o Ministro referiu que o Governo vai publicar um aviso de concurso para a comparticipação de 1,5 milhões de euros na compra de 130 veículos elétricos pelos sistemas multimunicipais e intermunicipais.

Matos Fernandes disse que as entidades que gerem sistemas ambientais no domínio de resíduos, abastecimento de água e recolha e tratamento de efluentes fazem parte de um setor que «tem mesmo de dar o exemplo» nesta área.

«Portugal pode orgulhar-se pelo que fez nos últimos 25 anos nestes setores, mas acho que está longe de poder orgulhar-se do que fez no domínio da mobilidade, onde há muito, mesmo muito, por fazer», acrescentou.

E se o transporte individual é necessário, «então que seja elétrico, dentro e fora das cidades», disse, acrescentando que o objetivo é que os postos de carregamento a criar pelas Águas de Portugal estejam ao serviço das pessoas nos concelhos de baixa densidade para que «a mobilidade elétrica possa mesmo ser do País todo».

O plano apresentado pelo grupo Águas de Portugal prevê a introdução de 100 viaturas elétricas na frota do grupo e a instalação de 50 postos de carregamento.

O grupo Águas de Portugal informou que vai investir 18 milhões de euros até 2020 para duplicar a produção renovável de energia e alcançar uma poupança anual da fatura energética de cinco milhões de euros.