Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-31 às 19h01

Europa tem o dever de «proteger pessoas que carecem de proteção internacional»

Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa nas Conferências do Estoril, no painel sobre a crise na Europa e as Migrações, 31 maio 2017

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou que a Europa tem «o dever jurídico e civilizacional de proteger pessoas que carecem de proteção internacional», nas Conferências do Estoril, no painel sobre a crise na Europa e as Migrações.

«O fenómeno migratório é transformador de sociedade e gera crises, tensões. Se quisermos preservar a paz e a coesão social, temos de investir mais na integração destes imigrantes na sociedade de acolhimento, prepará-la para algo que é inevitável na próxima década, que são os fluxos migratórios», disse.

A Ministra acrescentou que a Europa tem de gerir «fluxos que são inevitáveis por causa do seu declínio demográfico e da situação crescente de conflitos em todo o mundo», em vez de se limitar a reagir aos desafios, com medidas que têm «efeitos pouco eficazes».

Constança Urbano de Sousa realçou a necessidade de a Europa «apostar fortemente em políticas que no fundo influenciam as causas remotas, e isso passa pela política externa e de defesa, mas também pela política comercial e política agrícola comum».