Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-26 às 17h44

Cimeira luso-espanhola realiza-se em Vila Real

Primeiro-Ministro António Costa e Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, durante um Conselho Europeu (Foto: União Europeia)

A XXIX Cimeira Luso-Espanhola realiza-se nos dias 29 e 30 de maio em vários locais do distrito de Vila Real, sendo centrada na cooperação transfronteiriça, nomeadamente em áreas como energia, infraestruturas e ambiente.

Contudo, a saída do Reino Unido da União Europeia, o futuro da União Europeia, com especial atenção para o reforço da União Económica e Monetária e da dimensão social, são também temas que os dois Governos discutirão.

Os trabalhos oficiais iniciam-se na manhã de segunda-feira, com a reunião entre o Primeiro-Ministro António Costa e o Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy,

Seguem-se as reuniões sectoriais das áreas de Negócios Estrangeiros; Defesa; Administração Interna; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Planeamento e Infraestruturas; Ambiente; e Energia.

Estas reuniões realizam-se ao longo do dia, durante a descida do Douro, decorrendo à noite, o jantar oficial.

No dia 30, no palácio de Amarante, em Vila Real, os dois chefes do Governo discursam perante encontro empresarial, ao que se seguem as cerimónias militares na praça do Município, com presença dos três ramos das Forças Armadas.

A reunião plenária das delegações realiza-se na Casa de Mateus, a que se segue a assinatura de documentos e a conferência de imprensa final.

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa e Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, durante um Conselho Europeu (Foto: União Europeia)