Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-23 às 14h55

Novo centro de investigação europeu em Guimarães deve ser «uma referência»

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na apresentação do Centro Europeu de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, Guimarães, 23 maio 2017

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o Governo pretende que o novo Centro Europeu de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, em Guimarães, seja uma referência na ligação da investigação à prática clínica.

«O objetivo é lançar um desafio que esperamos que se transforme numa referência, num projeto-piloto para demonstrar o que é um centro clínico, que é o papel dos investigadores a contribuírem para o reforço da qualidade de vida, mais do que fazer investigação dentro de um laboratório, num quadro institucional muito completo, para garantir que todos os resultados da investigação chegam à prática hospitalar», referiu o Ministro, na apresentação do projeto, em Guimarães.

O Ministro referiu que o facto de o projeto ligar cinco universidades portuguesas (Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) e a University College London pode representar «um novo laço» entre o continente europeu e o Reino Unido, servindo de modelo para o funcionamento de parcerias entre instituições de ambos os lados após o Brexit.

A criação de um centro entre instituições portuguesas e um centro do Reino Unido «é muito interessante» e Manuel Heitor afirmou que esta ligação «é para durar» e que pode mostrar «que vale a pena unir a Europa e criar instituições».

O novo centro pretende focar-se em investigação multidisciplinar que será traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem personalizada para cada paciente.

O projeto, desenhado para os próximos sete anos, terá um financiamento de 50 milhões de euros, tendo já garantidos 25 milhões de euros de financiamento, dos quais 15 advêm do financiamento europeu e 10 milhões das comissões coordenadoras do Norte, Centro e Lisboa e Sul do Tejo.

 

Foto: Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na apresentação do Centro Europeu de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, Guimarães, 23 maio 2017