Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-16 às 19h23

Secretária de Estado da Justiça apela a uma resposta global para a crise dos refugiados

Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, no Fórum de Doha, Qatar, 16 maio 2017

A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, representou Portugal na sessão sobre o impacto político e económico da crise dos refugiados do Fórum de Doha, Qatar, no dia 15 de maio.

A Secretária de Estado considerou a crise dos refugiados como um dos desafios humanitários mais urgentes do mundo: «o deslocamento forçado de seres humanos, incluindo os refugiados, em todo o mundo».

Numa intervenção focada no impacto político e económico na crise dos refugiados, a Secretária de Estado afirmou que «a integração efetiva e planeada pode reduzir o impacto político, social e económico dos refugiados num país anfitrião».

Anabela Pedroso referiu dados da Agência das Nações Unidas para os Refugiados que dão conta da deslocação forçada de 65,3 milhões de pessoas, em 2015, em todo o mundo, como resultado de perseguições, conflitos, violência generalizada ou violações de direitos humanos.

A Secretária de Estado disse que, do ponto de vista político, desde 2015, o aumento dos fluxos de refugiados para a Europa e outros países «resultou em grande pressão sobre os governos e suas políticas migratórias».

«A pressão também surge da sociedade em geral, com questões como: qual o impacto nos orçamentos governamentais; custos inesperados com a entrada maciça de migrantes; problemas de infraestruturas; e outros», acrescentou.

Porém, apesar das questões económicas, a Secretária de Estado afirmou confiar na «incontestável responsabilidade da comunidade internacional de ajudar aqueles que foram forçados a deixar as suas casas contra a sua vontade», resumindo essa tarefa a uma só questão: «Como podemos lidar com o recente crescimento exponencial do número de refugiados e dar uma resposta global?».

 

Foto: Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, no Fórum de Doha, Qatar, 16 maio 2017

Áreas:
Justiça