Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-08 às 19h33

Portugal e Marrocos reforçam cooperação na área naval

O Ministro da Defesa de Portugal, José Azeredo Lopes, e Ministro delegado junto do Primeiro-Ministro para a Administração dos Assuntos de Defesa, Abdellatif Loudiyi, reuniram-se em Rabate tendo decidido aumentar a cooperação bilateral, nomeadamente na área naval. Na reunião estiveram ainda presentes o Inspetor-Geral (chefe militar) das Forças Armadas, general Abdalfattah Luarak, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Silva Ribeiro.

«No combate à poluição ou nas questões da segurança marítima, como nas questões do salvamento marítimo, nós temos bastante a propor a Marrocos e podemos beneficiar também de uma cooperação mais intensa com Marrocos», afirmou o Ministro da Defesa Nacional à agência Lusa.

Marrocos mostrou interesse em «conhecer a capacidade submarina portuguesa» e em saber mais sobre o programa Costa Segura desenvolvido pela Marinha portuguesa para a vigilância, busca e salvamento marítimos, e que estará operacional em todo o território nacional em 2018, para o que irá analisar o sistema.

O Costa Segura, um sistema com grande capacidade tecnológica «despertou muita curiosidade por parte da Marinha Real de Marrocos que também tem preocupações como as nossas, face às ameaças neste mar que é comum», disse Silva Ribeiro.

O objetivo da Marinha é que o sistema concebido pela Autoridade Marítima Nacional seja «industrializado pelas indústrias de Defesa portuguesas» para ser posteriormente comercializado.

Marrocos investe na Marinha

O Governo de Marrocos está presentemente a investir no desenvolvimento da sua Marinha, e Portugal tem interesse em tornar-se um dos fornecedores.

Marrocos é já o segundo maior cliente do Arsenal do Alfeite, a seguir à Marinha portuguesa, decorrendo neste momento a reparação de um navio patrulha oceânico marroquino e estando prevista a reparação de mais dois navios.

O Ministro Azeredo Lopes deslocou-se também a Casablanca, acompanhado de responsáveis de representantes da Marinha Real de Marrocos, para visitar a fragata Álvares Cabral, que participará num exercício com a fragata marroquina Mohamed VI. Este exercício, intitulado Al Cantara (A Ponte), que se realiza pela primeira, vai permitir o treino em várias áreas da guerra naval convencional, em particular na luta antissubmarina.