Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-08 às 13h03

Primeiro-Ministro felicita Emmanuel Macron pela vitória nas eleições presidenciais francesas

Primeiro-Ministro, António Costa

O Primeiro-Ministro, António Costa, escreveu na sua página oficial do Twitter: «Felicito Emmanuel Macron e o povo francês pelo resultado das eleições presidenciais».

O Primeiro-Ministro sublinhou que o resultado desta eleição é «uma boa notícia para a França, para a Europa e para Portugal».

«Confio que temos, em Emmanuel Macron, um excelente parceiro, empenhado em prosseguir e aprofundar as nossas excelentes relações bilaterais», acrescentou António Costa.

O Primeiro-Ministro disse ainda estar convencido de que o novo presidente francês «trabalhará afincadamente para construir uma Europa mais forte, mais solidária e mais unida».

Zona euro como espaço de convergência económica

No Qatar, que visita oficialmente por um dia, o Primeiro-Ministro afirmou que «a posição que Emmanuel Macron tem apresentado em matéria de Europa aposta no reforço da sua componente social e, claramente, numa nova visão da zona euro como espaço de convergência económica».

Este programa «é muito alinhado com as ideias que temos em matéria europeia», acrescentou, e, por isto, «sabemos que vamos poder continuar a contar com a França como um país ativo no contexto europeu».

«Os votos que faço são os de maior sucesso ao Presidente Macron no seu mandato e que seja possível dar pleno cumprimento ao programa que apresentou, em particular no que respeita à visão sobre a Europa e, concretamente, sobre a necessidade de a zona euro ser de convergência e não de divergência de economias, como tem sido», disse António Costa.

A Europa tem de mudar rapidamente, centrando-se nas necessidades dos cidadãos, o que é a única forma de impedir a ascensão ao poder de movimentos nacionalistas, populistas e de extrema-direita, disse ainda.

«Esperamos que seja possível contar com a França para esse novo impulso para a convergência, algo que é essencial para salvar o euro e, por outro lado, se quisermos também evitar que a extrema-direita continue a crescer» disse o Primeiro-Ministro.

Emmanuel Macron foi eleito Presidente da República de França com 66,06% dos votos.

Tags: França