Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-04 às 22h11

«Tudo indica que antes do verão sairemos do procedimento por défice excessivo»

Primeiro-Ministro, António Costa

«Tudo indica que antes do verão sairemos do procedimento por défice excessivo», afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, durante a intervenção realizada num jantar promovido pela Câmara do Comércio Luso-Colombiana, em Lisboa.

Estas declarações foram feitas na sequência do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, se pronunciar sobre o mesmo assunto à agência Lusa, após um debate no Parlamento Europeu: «Espero que essa saída seja possível e seja rápida, é isso que vamos examinar nos dias e semanas que se seguem».

«É uma viragem de página muito importante para a nossa imagem internacional, para a nossa estabilidade macroeconómica e para podermos prosseguir o esforço que as empresas e famílias têm feito para termos finanças públicas mais consolidadas, mais crescimento económico e mais emprego», acrescentou o Primeiro-Ministro.

Portugal como país «construtor de pontes»

António Costa disse ainda que o chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, visitará o Portugal este ano, e lembrou que o País «é um construtor de pontes no plano da engenharia, mas é também um construtor de pontes na diplomacia, na economia e na cultura».

«Cada vez conhecemos melhor a Colômbia do ponto de vista económico e político. Temos um enorme potencial para aumentar as nossas exportações para a Colômbia, país que, tal como Portugal, está num momento de viragem», acrescentou.

O Primeiro-Ministro sublinhou que «a abertura de Portugal ao mundo é uma vantagem competitiva importante», referindo também a vantagem que representa – para os investidores externos – o facto de o País ser agora caracterizado pela estabilidade.

E concluiu, exemplificando com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que tem atualmente como presidente Luís Castro Henriques, «que era o número dois da anterior direção, e que assim garante uma continuidade estratégica».