Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-04 às 14h11

Governo melhora cobertura móvel na Peneda-Gerês para ajudar na prevenção de incêndios

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai presidir à cerimónia de apresentação do projeto de interesse público para a melhoria da cobertura de comunicações eletrónicas móveis no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que decorre a 5 de maio, em Melgaço.

A necessidade de melhorar as comunicações dentro do Parque foi evidenciada pelos incêndios florestais de 2016, o que levou a que o Governo desencadeasse um conjunto de ações com o objetivo de melhorar os instrumentos de prevenção e redução do risco de incêndios.

A melhoria da cobertura da rede móvel é uma das onze medidas do «Plano-piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no Parque Nacional da Peneda-Gerês», que surgiu em outubro de 2016 e deve ficar operacional antes da época de maior risco de incêndios de 2017.

O projeto de interesse público tem o objetivo de «melhorar a rede móvel de modo a reduzir “zonas sombra”, permitir a comunicação entre as forças de segurança e melhorar as condições de segurança dos turistas nos trilhos do Parque Nacional da Peneda-Gerês».

A iniciativa conta com o contributo dos municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Montalegre e Vieira do Minho.