Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-02 às 20h29

Primeiro-Ministro sublinha importância da igualdade de oportunidades entre o ensino público e privado

Primeiro-Ministro, António Costa, na inauguração da escola básica Maria Barroso, Lisboa, 2 maio 2017 (Foto: António Pedro Soares/Lusa)
Inauguração da Escola Básica Maria Barroso

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que para se desenvolver no País uma sociedade livre «tem de haver uma escola de qualidade para todos».

«E nada melhor do que dar a uma escola pública o nome daquela que foi diretora de um dos melhores colégios privados do País», acrescentou o Primeiro-Ministro, referindo-se ao Colégio Moderno.

Estas declarações foram feitas em Lisboa, na inauguração da escola básica Maria Barroso, sita no antigo Tribunal da Boa-Hora, na Baixa pombalina. Esteve também presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

António Costa disse ainda que a atribuição do nome de Maria Barroso a esta escola básica «significa que queremos para qualquer escola pública que tenha, no mínimo, a mesma qualidade dos melhores colégios privados que existem em Portugal» pois «só assim haverá efetiva igualdade de oportunidades».

O Primeiro-Ministro referiu também que a nova escola «resgata da memória o passado do antigo Tribunal da Boa Hora», numa alusão ao tribunal plenário do Estado Novo, que ali funcionou.

O Ministro da Educação realçou igualmente o simbolismo do sítio onde está localizada a escola: «Onde as liberdades foram tolhidas, nasceu uma escola pública».

«Uma escola é onde se constrói o futuro e onde se ajuda a formar novos cidadãos e cidadãs. Portanto, dar o nome de Maria Barroso a um jardim-de-infância e a uma escola do primeiro ciclo do ensino básico é um sinal de que Maria Barroso renasce daquilo que aqui cada criança aprender no futuro», concluiu António Costa.

A inauguração da escola, que também tem jardim-de-infância, coincidiu com o dia de aniversário de Maria Barroso, que faria 92 anos dia 2 de maio.

Esta infraestrutura irá funcionar a partir do próximo ano letivo, com capacidade para 150 alunos - 100 do primeiro ciclo e 50 do infantário.

 

Foto: Primeiro-Ministro, António Costa, na inauguração da escola básica Maria Barroso, Lisboa, 2 maio 2017 (Foto: António Pedro Soares/Lusa)