Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-28 às 18h02

Primeiro-Ministro afirma necessidade de investir no turismo de natureza

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que Portugal tem de ter uma oferta diversificada no turismo e de investir mais no turismo de natureza, na inauguração do Centro Interpretativo do Conhal do Arneiro, instalado numa antiga escola, no concelho de Nisa.

«O turismo é um dos setores que mais contribui para a base económica do País. São 15% das nossas exportações, milhares e milhares de postos de trabalho e um papel enorme no crescimento económico, mas tem de ter uma oferta diversificada», referiu.

O Conhal do Arneiro é uma área arqueológica onde se fez exploração de ouro a céu aberto por ação da água, tendo criado amontoados cónicos de grandes calhaus rolados que marcam a paisagem.

António Costa destacou o turismo de praia e o de cidade, com o Porto a surgir pelo terceiro ano consecutivo como melhor destino europeu, mas realçou a necessidade de «ter outro turismo que cada vez é mais procurado, que é o turismo de natureza».

Numa visita em que esteve acompanhado pelos Ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Primeiro-Ministro disse que «estes territórios de baixa densidade têm uma oferta única».

O exemplo do Conhal, no Monte do Arneiro, foi dado como excelente do ponto de vista de valorização do território, demonstrando que «os municípios são as entidades que estão mais bem colocados para valorizar o seu território».

«Ninguém trata melhor da nossa casa do que nós próprios e ninguém trata melhor da casa de todos nós do que os autarcas das nossas terras», acrescentou.

Centro Escolar

O Primeiro-Ministro visitou também o Centro Escolar de Nisa que considerou um excelente exemplo de como foi possível construir um equipamento escolar «de primeira qualidade, com uma oferta educativa diversificada».

Juntamente com os Ministros da Educação e da Economia, o Primeiro-Ministro contactou com os alunos, visitou aulas, observou experiências, ensaios de música e respondeu a perguntas para a rádio da escola.