Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-18 às 13h28

«Virar de página fundamental» no modelo de gestão das áreas protegidas

Primeiro-Ministro António Costa à chegada para a assinatura do protocolo de gestão colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional, Vila Velha de Ródão, 18 abril 2017

A assinatura do protocolo do Projeto Piloto de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional é «um virar de página fundamental» no modelo de gestão das áreas protegidas, disse o Primeiro-Ministro António Costa na cerimónia que se realizou em Vila Velha de Ródão.

Nesta cerimónia, na qual esteve também presente o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, foi assinado um protocolo que estabelece um novo modelo de gestão que pretende aproximar as autarquias, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as organizações não governamentais do ambiente, a Academia e o tecido económico do Tejo Internacional.

O Primeiro-Ministro afirmou: «Acredito muito neste projeto piloto de gestão colaborativa. Acredito que daqui a um ano estaremos a replicar este modelo para o conjunto das áreas protegidas nacionais com as suas respetivas especificidades».

António Costa sublinhou a importância de o novo modelo de gestão ser experimentado numa região fronteiriça que integra territórios de baixa densidade, apontando também que a integração das autarquias na gestão do Parque Natural do Tejo Internacional é fundamental, uma vez que ninguém trata melhor dos seus territórios do que as autarquias.

O projeto de gestão vai envolver os municípios de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, a organização ambientalista Quercus, a Associação Empresarial da Beira Baixa, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

O Primeiro-Ministro sublinhou que no novo modelo de gestão do Parque, a preservação e valorização do território não cabe exclusivamente à Administração Central do Estado, mas sim ao conjunto da sociedade.

O Parque vai passar a ter um Conselho Geral que inclui as sete instituições e uma direção presidida pelo município de Vila Velha de Ródão e onde se incluem ainda a Quercus e o ICNF.

António Costa referiu também a necessidade de o País valorizar os seus recursos, sejam eles o mar, a floresta, o espaço rural, as cidades ou as áreas protegidas, afirmando que «a valorização do território tem um papel essencial para o desenvolvimento do País».

 

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa à chegada para a assinatura do protocolo de gestão colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional, Vila Velha de Ródão, 18 abril 2017