Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-18 às 13h50

Barragens do Tejo vão ter caudais mínimos

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na cerimónia de assinatura do protocolo do projeto piloto para um novo modelo de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que as duas barragens existentes no rio Tejo vão ter caudais mínimos a partir de junho para permitir mais água no rio na época estival.

Na cerimónia de assinatura do protocolo do projeto piloto para um novo modelo de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional, presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa, em Vila Velha de Ródão, o Ministro referiu que a existência de caudais mínimos nas barragens de Fratel e Belver trará benefícios ambientais.

João Pedro Matos Fernandes disse que o novo modelo de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional permitirá que sejam aqueles que estão mais próximos a gerir a área protegida.

«Sabemos que estamos num território de grande sensibilidade e, por isso, é bom testar. Durante este ano vamos fazer este teste de gestão colaborativa que não tem só uma função de conservação de natureza. Tem também uma função de valorização do território», acrescentou.

O objetivo do novo modelo de gestão pretende ir mais além da conservação da natureza, valorizando os recursos naturais e criando mais qualidade para os que vivem nestes territórios e para que estes espaços possam ser visitados.

João Pedro Matos Fernandes disse ainda que o Governo tem «uma estratégia clara e um plano de fiscalização claro» para combater a poluição no rio Tejo: «Há até um conjunto de unidades fabris que estão encerradas temporariamente porque eram unidades poluidoras».

O Ministro acrescentou que foi antecipada a conclusão da estação de tratamento de águas residuais em Vila Velha de Ródão para maio, com o apoio da Celtejo, quando a previsão inicial apontava para dezembro.

 

Foto: Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na cerimónia de assinatura do protocolo do projeto piloto para um novo modelo de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional, presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa, em Vila Velha de Ródão, 18 abril 2017 (Foto: António José/Lusa)