Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-17 às 19h46

Parque Natural do Tejo Internacional com novo modelo de gestão

O Primeiro-Ministro António Costa preside à assinatura do protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional, que se realiza no dia 18 de abril, às 11 horas, na Casa das Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, na qual está também presente o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O protocolo é celebrado entre a área de Governo do Ambiente, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as Câmaras Municipais do Tejo Internacional (Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova), o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação Empresarial da Beira Baixa e a Quercus.

O protocolo servirá para testar um novo modelo de gestão e que pretende aproximar as autarquias, o ICNF, as organizações não governamentais (ONG) do ambiente, a Academia e o tecido económico desta região do Tejo Internacional.

As entidades que celebram o protocolo vão integrar o Conselho de Gestão do Plano Piloto e designarão, de entre os Presidentes de Câmara, o seu presidente e vice-presidente. Cabe-lhes também nomear os representantes para a Direção.

O presidente do Conselho de Gestão será cumulativamente o presidente da Direção do Plano Piloto, cujo elenco ficará completo com o ICNF e uma das demais entidades representativas da sociedade no Conselho de Gestão.

Para além de definir o modelo de governação para o Projeto Piloto, o protocolo define igualmente um Plano de Ação a desenvolver nos próximos dois anos.

Este é um projeto que pretende ser um marco de uma nova cultura de colaboração e participação na gestão da região do Tejo Internacional e, ao mesmo tempo, criar uma nova dinâmica orientada para as pessoas, para a academia, empresas e ONG ambientais.

O protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional é um projeto que pode vir a ser replicado noutros Parques Naturais, ainda que de forma adaptada às suas singularidades, ambientais, sociais e culturais.