Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-12 às 17h06

Todos os concelhos do País terão posto de emergência médica até ao final do ano

O Governo anunciou que todos os concelhos de Portugal com corporações de bombeiros vão ser dotados de um posto de emergência médica, num total de 320 unidades, até ao final do ano.

Também em 2017, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai colocar em funcionamento 24 novas ambulâncias e substituir outras 41 viaturas, num total de 65 novos meios, num investimento cujo valor total ronda os 3,5 milhões de euros.

O aumento do número de ambulâncias permitirá mais de 1000 turnos de oito horas mensais, ou seja, mais de 12 mil turnos por ano, segundo dados divulgados na apresentação do novo modelo de constituição de postos de emergência médica e do plano para renovação da frota do INEM no prazo de cinco anos.

No final da cerimónia, que decorreu em Lisboa, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, sublinhou a importância do protocolo, assinado entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o INEM para renovar mais rapidamente as frotas, que «em muito casos estão ausentes ou degradadas».

Reforço da cooperação na saúde

«Mas o protocolo permitirá ainda estabelecer, em vez de competição, um novo clima de cooperação, num país que tem poucos meios, que não é rico, e em que todas as vontades importam para servir melhor as populações», lembrou o Ministro.

Referindo-se à renovação da frota do INEM, Adalberto Campos Fernandes disse que o objetivo é que, «até 2021, toda a frota seja renovada e substituída».

No mesmo sentido, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que «foi dado um passo importantíssimo na cooperação entre os bombeiros e o INEM».

«O País não pode desperdiçar tempo nem energias com conflitos inúteis», acrescentou Jorge Gomes, concluindo: «Hoje, vivemos um novo tempo de congregação de esforços com um objetivo maior, o de proteger a saúde dos portugueses e socorrê-los com eficácia nas urgências».