Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-04 às 9h00

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus na conferência sobre o futuro da Síria

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, representa Portugal na conferência ministerial «Apoiando o futuro da Síria e da região», que se realiza em Bruxelas nos dias 4 e 5 de abril.

A conferência, que é copresidida pela Alemanha, Kuweit, Qatar, Nações Unidas, Noruega, Reino Unido e União Europeia, contará com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, reúne setenta países, organizações internacionais e representantes da sociedade civil.

Os participantes vão fazer o ponto da situação dos compromissos assumidos na Conferência de Londres, realizada em fevereiro de 2016, e acordar esforços suplementares.

Vão ainda reiterar os compromissos assumidos e identificar novos apoios a prestar, não apenas à população síria, no seu país e Estados vizinhos, mas também às respetivas comunidades de acolhimento.

A conferência visa ainda apoiar uma solução política duradoura para o conflito sírio, através de um processo de transição política inclusivo, liderado pela Síria e sob os auspícios da ONU, bem como equacionar as perspetivas de uma assistência pós-acordo, assim que aquela transição estiver efetivamente em curso.