Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-04 às 18h50

Primeiro-Ministro visita o Luxemburgo

O Primeiro-Ministro António Costa visita oficialmente ao Luxemburgo, acompanhado pelos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O Primeiro-Ministro é recebido pelo Grão-Duque Henrique Guilherme, seguindo-se uma reunião com o Primeiro-Ministro luxemburguês, Xavier Bettel, e uma reunião entre as comitivas dos dois países.

Será assinado um memorando de entendimento sobre o ensino do português nas escolas do Luxemburgo, que permitirá manter a oferta nas escolas onde já existe e reforçar os cursos na educação pré-escolar.

Será também assinado um acordo de cooperação científica nas áreas da ciência e da tecnologia espaciais, orientado para estimular novas indústrias do espaço com ênfase na produção e utilização de micro satélites, designadamente para observação da Terra.

António Costa visitará a Câmara dos Deputados, onde manterá um encontro com o seu presidente e uma reunião de trabalho com a comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros.

O Primeiro-Ministro visita ainda um hub criativo na cidade do Luxemburgo, e recebe a comunidade portuguesa.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reúne-se com diversos representantes de empresas luxemburguesas do sector espacial.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do seu presidente, Paulo Ferrão, assina com o Fundo Nacional de Investigação do Luxemburgo um acordo de colaboração para financiamento de projetos de investigação conjuntos entre os dois países, em ciências biomédicas e da saúde, ciências dos materiais, gestão de recursos sustentáveis, e inovação nos serviços.