Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-30 às 12h03

Secretário de Estado do Ambiente visita Macau para aprofundar cooperação no setor

Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins

«Nas áreas em que haja interesse comum em aprofundar a cooperação, o Governo procurará, junto das empresas e autoridades portuguesas que estão mais próximas da tutela do Ambiente, estimular que esse encontro de vontades se realize», afirmou o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, na abertura do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau.

O Secretário de Estado acrescentou: «Portugal tem uma grande vontade de criar parcerias e de mobilizar o conhecimento, quer das autoridades mais administrativas, quer das universidades e politécnicos, quer do setor empresarial público e privado, para o colocar ao serviço dessa parceria, que pode ser um projeto em que todas as partes têm a ganhar».

Carlos Martins lembrou os laços históricos entre Portugal e Macau, a boa relação do País com a China, e ainda os interesses da segunda economia mundial nos países lusófonos, que fazem de Portugal «um bom parceiro para as empresas chinesas, para esses mercados e a partir desses mercados poderem fazer coisas a nível global».

«Julgo que esse é seguramente o elo de ligação: as competências, a capacidade de diálogo, e uma história que gera confiança entre as partes», para além de que «há uma forma de abordar o futuro orientada que o mundo tem de mudar de paradigma a nível ambiental», realçou ainda o Secretário de Estado.

Subordinada ao tema «Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável», a edição deste ano do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau conta com mais de 50 oradores e 450 expositores de 17 países e regiões.