Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-29 às 14h30

«Economia europeia é uma economia muito forte»

Ministro das Finanças, Mário Centeno, durante uma visita a Londres onde se reuniu com investidores e fez uma palestra sobre perspetivas para Portugal e para a Europa, Londres, 29 março 2017

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que a «economia europeia é uma economia muito forte, que tem um mercado interno muito, muito forte e que está a beneficiar de um conjunto de reformas», durante uma visita a Londres onde se reuniu com investidores e fez uma palestra sobre perspetivas para Portugal e para a Europa.

O Ministro referiu que as reformas que estão a ser feitas dão «um poder à zona do euro que esta não pode deixar de usar no momento em que tem de responder a desafios não só do Brexit mas também do protecionismo da Administração norte-americana». O Reino Unido formalizou hoje o pedido de saída da União Europeia previsto no artigo 50.ª do Tratado de Lisboa.

Mário Centeno disse que estes desafios «podem trazer dificuldades acrescidas para a economia europeia» mas que a União Europeia «deve usar estas armas do mercado interno e das reformas nas negociações, em benefício das suas economias e numa tentativa, que tem de ser feita, de preservar relações históricas».

O dia que marca a saída, pela primeira vez, de Estado membros da União «é um dia histórico e que vai marcar a entrada da Europa num caminho que não é muito bem conhecido».

«Esperamos que haja um entendimento, as negociações têm de ter um fim que é cooperativo. O que queremos é que os cidadãos da Europa possam sair beneficiados desta alteração, porque as decisões políticas só têm esse motivo», acrescentou.

Crescimento e estabilidade em Portugal

Na palestra organizada pela agência de notícias Bloomberg, Mário Centeno afirmou que «a Europa ainda é um lugar de liberdade e democracia, mas há uma perceção crescente de ameaças externas e internas».

Referindo que a Europa está a passar por uma mudança estrutural, o Ministro destacou que a economia portuguesa está a crescer há 14 trimestres consecutivos «com uma política de estabilidade notável que atravessou diferentes ciclos políticos e económicos».

«Portugal esteve determinado em garantir estabilidade, previsibilidade e resultados. Reforçou a sua estabilidade política, com dois orçamentos do Estado aprovados em oito meses e com o desenvolvimento de uma relação de trabalho sólida entre o Governo e o Presidente da República», acrescentou.

Mário Centeno realçou ainda a prioridade de reformar o setor financeiro e disse que é «preciso dar tempo para que as reformas estruturais se materializem».

O Ministro destacou também os resultados obtidos em 2016, nomeadamente o défice de 2,06%, «que permitirá a saída do Procedimento por Défices Excessivos da União Europeia este ano».

O crescimento da criação de emprego, a queda do desemprego e o aumento das exportações em 2016 também foram enumerados por Mário Centeno durante a intervenção.

 

Foto: Ministro das Finanças, Mário Centeno, durante uma visita a Londres onde se reuniu com investidores e fez uma palestra sobre perspetivas para Portugal e para a Europa, Londres, 29 março 2017