Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-08 às 16h14

Portugal em condições de liderar desenvolvimento da mobilidade elétrica na Europa

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O Governo crê que o País está «no início de uma profunda mudança relativa aos padrões de mobilidade», e que Portugal poderá «liderar essa mudança de comportamentos à escala europeia», disse o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na comissão de Economia e Obras Públicas, na Assembleia da República.

«O aproveitamento da excecional rede de infraestruturas rodoviárias que o País dispõe para o desenvolvimento da mobilidade elétrica é a forma mais económica de desenvolver uma nova mobilidade interurbana alinhada com o processo de descarbonização», acrescentou o Ministro.

João Pedro Matos Fernandes referiu que esse novo paradigma deve recorrer à «aposta na ferrovia, mas com a rede de autoestradas que dispomos, podemos rolar elétrico no alcatrão».

Medidas concretizadas

O Ministro elencou as iniciativas já feitas pelo Governo nesta área:

Em primeiro lugar, «está no Parlamento a proposta de lei do transporte de veículos descaracterizados, que regulamenta uma nova tendência de mobilidade urbana» traduzida em «possuir serviços de mobilidade de qualidade e desempenho superior», disse João Pedro Matos Fernandes.

Em segundo lugar, nos transportes coletivos rodoviários de passageiros, «foi concretizada e contratualizada a sua transferência para a gestão municipal», com a Carris já na Câmara de Lisboa, e os contratos para a transferência da gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para esta edilidade já assinados, acrescentou o Ministro.

Em terceiro lugar, «os projetos de expansão dos metros voltou a ser uma realidade», com a consignação da construção da estação de Modivas, no Porto, marcada para 24 de março, e com o arranque da obra na estação de Arroios, em Lisboa, previsto para o verão, referiu João Pedro Matos Fernandes.

Em quarto lugar, na mobilidade elétrica, «está concluído o corredor de carregamento em Lisboa e Porto, bom como os postos urbanos num número alargado de cidades», afirmou o Ministro.

«O sistema de incentivo para a compra de veículos elétricos está já em pleno funcionamento e, nas duas primeiras semanas de vigência, deram entrada 104 pedidos. O aviso do Fundo Ambiental, que destina 10 milhões de euros à aquisição de veículos elétricos para os serviços ambientais, foi um sucesso, com 1/3 das autarquias a concorrer», concluiu.