Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-07 às 11h57

França teve um papel importante no crescimento da economia em 2016

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que o investimento de empresas francesas em Portugal «é muito bem-vindo, está a criar emprego qualificado para jovens e é eventualmente também isso que faz com que menos jovens tenham de escolher a emigração e possam encontrar carreiras com sucesso em Portugal».

Estas declarações foram feitas aos jornalistas, após a conferência Franco-Portuguesa, em Lisboa.

Sublinhando que, a par dos franceses que decidem vir viver para Portugal, também as empresas «têm mostrado confiança no País», o Ministro referiu que isso «foi importante na retoma ao longo de 2016 e no reforço do crescimento económico».

«As empresas francesas têm dado um contributo para este processo, a França foi um dos mercados onde mais cresceram exportações, foi um mercado de crescimento do turismo muito importante e tem sido parceiro de investimento importantíssimo», concluiu.

Na Conferência foi apresentado um estudo que conclui que França lidera os países com filiais em Portugal que mais dinheiro geraram desde 2014, tendo destronado Espanha, que se manteve no topo durante 14 anos.

França lidera os três principais setores - comércio, transportes e armazenagem e informação e comunicação -, continuando a liderança espanhola no setor da construção e imobiliário.

O estudo refere ainda que a França mantém uma posição de topo na economia portuguesa e, segundo dados de março de 2016, é o primeiro investidor estrangeiro em termos de investimento indireto, ocupando a quinta posição para os investimentos diretos. Em 2015, este país investiu em Portugal oito mil milhões de euros.