Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-06 às 9h09

Secretário de Estado da Indústria visita Alemanha para promover setor aeronáutico

O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, inicia uma visita oficial de três dias à Alemanha com o objetivo de apresentar Portugal como um país atrativo para investir no setor da engenharia aeronáutica.

«É uma viagem que está a ser preparada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pelo nosso Embaixador na Alemanha, Mira Gomes, já há muitos meses», afirmou o Secretário de Estado à agência Lusa.

João Vasconcelos acrescentou: «Vamos reunir com vários investidores, das maiores empresas do mundo e da Alemanha, várias delas já com investimentos em Portugal, outras ainda não, nomeadamente começando logo em Hamburgo com uma reunião com as autoridades locais, com o cluster da aeronáutica, com a Airbus e uma visita à fábrica da Airbus».

«Em cada cidade onde estarei, existirão eventos de contactos com empresários locais, nomeadamente PME, e fornecedoras de grandes empresas, muitas delas estão à procura de novas localizações para as suas produções e gabinetes de desenvolvimento, para as suas equipas de engenharia», referiu o Secretário de Estado.

Objetivo da missão

«O objetivo da missão é apresentar Portugal como uma das melhores opções na Europa para ter gabinetes de desenvolvimento e de engenharia, desenvolvimento de produto ou de produção de produto sofisticado e complexos tecnologicamente», afirmou ainda João Vasconcelos.

O Secretário de Estado terá também uma reunião muito especial na Volkswagen, dona da Autoeuropa: «A empresa conhece Portugal há muitos anos, obviamente, não só através da Autoeuropa, a relação tem sido ótima, agora também com o novo modelo, mas queremos ir também com mais ambição, queremos trazer mais ambição a esta relação com a Volkswagen, para o que irei reunir com os departamentos relacionados com a mobilidade do futuro, nomeadamente, mobilidade elétrica e várias outras tecnologias que estão a surgir nos carros do futuro».

«Se Portugal foi atrativo para a Volkswagen nos anos 90, e ainda hoje tem a produção de vários modelos dos seus veículos, então o País também quer ser um local onde se faz engenharia e desenvolvimento de produto», referiu João Vasconcelos.

Desenvolvimento de produto e de engenharia

«O grande tema desta missão à Alemanha, mais do que atrair investimento, é mostrar um país que - graças ao investimento que fez em ciência, tecnologia, em centros tecnológicos -, não é só bom para deslocalizar produção, mas também para desenvolver produto e engenharia», disse o Secretário de Estado.

João Vasconcelos exemplificou: «Quero ir mostrar a estas empresas o caso da Bosch, que investiu quase 100 milhões de euros em desenvolvimento de produto, em parceria com as universidades de Aveiro, Porto e Minho». «É nesse patamar que queremos que Portugal se localize, é essa a nossa ambição para a nossa economia».

«Quero também apresentar este Portugal moderno, inovador, que já não se apresenta só como um local para produzir barato com qualidade, mas também para se desenvolver produto», acrescentou o Secretário de Estado.

E concluiu: «A Alemanha é claramente um investidor essencial na nossa economia e indústria, é com muito orgulho que lidero esta visita e que vou pelo menos abrir novos setores. No setor automóvel já temos profundas relações, vamos tentar abrir o setor aeronáutico».

João Vasconcelos vai estar dia 6 de março em Hamburgo, dia 7 de março em Wolfsburg (onde visita a Volkswagen), e dia 8 de março em Frankfurt, onde vai ter reuniões no Commerzbank e encontros com vários empresários, e visitar uma empresa de fibra de carbono.