Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-06 às 19h33

RTP tem «função única na preservação do património histórico»

Primeiro-Ministro António Costa no lançamento do novo arquivo digital da RTP, Lisboa, 6 março 2017 (Foto: João Relvas/LUSA)

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a RTP tem «uma função única na promoção da criação cultural e, ainda, uma função única na preservação do património histórico».

No lançamento do novo arquivo digital, numa sessão integrada no 60.º aniversário da televisão pública, o Primeiro-Ministro referiu que a RTP «tem uma função única na política da língua – uma língua que é global e que se projeta por todos os continentes».

António Costa disse ainda que o facto de a RTP ser tutelada pelo Ministro da Cultura decorre da «visão daquilo que deve ser a RTP enquanto serviço público».

«Creio que esta foi a primeira vez que uma mudança de Governo não determinou nem a mudança da administração nem das direções da RTP», acrescentou.

6500 programas já disponíveis

O novo arquivo da RTP já tem acessível ao público 6500 programas produzidos desde 1936 mas a meta da administração é atingir entre 70 e 80 mil até ao final de 2018.

O Primeiro-Ministro referiu que o arquivo digital assume uma elevada importância para o conhecimento e estudo da História de Portugal nos últimos 60 anos e é também interessante para todos os portugueses que quiserem matar saudades dos seus programas favoritos das décadas de 70 ou 80.

«A RTP tem toda uma memória que nós possuímos, desde o desporto, à política, à vida internacional ou cultura», disse.

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que «a transformação que tem sido operada na RTP, com uma maior ousadia em termos culturais, corresponde à vontade do Governo».

Em relação ao espaço da Televisão Digital Terrestre, Luís Filipe Castro Mendes disse que dois dos quatro canais abertos já foram ocupados pelo serviço público. «Os outros dois estão abertos aos privados e o concurso avançará quando estiverem reunidas as condições para tal», acrescentou.

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa no lançamento do novo arquivo digital da RTP, Lisboa, 6 março 2017 (Foto: João Relvas/LUSA)