Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-01 às 13h19

90.º aniversário de Ruy de Carvalho é «uma data muito feliz para a cultura portuguesa»

«É de uma enorme alegria festejarmos a vida deste grande artista, que tanto deu, e continua a dar, à cultura do País e ao teatro português», refere o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, numa nota sobre os 90 anos do ator Ruy de Carvalho, que comemora – em simultâneo - 75 anos de carreira.

A mesma nota sublinha que a carreira de Ruy de Carvalho «tem estado associado a alguns dos maiores momentos da vida cultural portuguesa», de que é exemplo a abertura da RTP, em 1957.

«Ao longo da sua intensa carreira, Ruy de Carvalho interpretou a primeira peça de teatro transmitida na televisão portuguesa – ‘Monólogo do Vaqueiro’, de Gil Vicente - e também a primeira telenovela produzida em Portugal, ‘Vila Faia’», lembra o Ministro.

E acrescenta: «Daqui a poucos dias estaremos a festejar os 60 anos da RTP e, com muita felicidade, a recordar o valioso contributo de Ruy de Carvalho».

Ruy de Carvalho é recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa.

À noite, o ator será homenageado no Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, num espetáculo em que participam vários artistas.

Áreas:
Cultura