Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-20 às 19h33

Portugal e Cabo Verde assinam programa-quadro de cooperação 2017-2021 na área da Defesa

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, assinaram, no dia 20 de fevereiro, o programa-quadro de cooperação no domínio da Defesa entre Portugal e Cabo Verde para o período de 2017-2021.

Esta iniciativa enquadra-se na IV Cimeira Luso-Cabo-verdiana, presidida pelos Primeiros-Ministros, António Costa e José Ulisses da Silva, durante a qual foi assinado o programa estratégico de cooperação 2017-2021. Foram ainda celebrados 12 instrumentos bilaterais entre os Governos dos dois países.

O programa-quadro de cooperação na área da Defesa visa contribuir para a capacitação das Forças Armadas de Cabo Verde na produção de estabilidade e segurança, através do apoio à sua estrutura superior e ao desenvolvimento de atividades que contribuam para reforçar a segurança e a autoridade do Estado no mar.

Neste acordo, Portugal e Cabo Verde declaram que vão promover a assistência mútua nas operações de busca e salvamento e enunciam os compromissos de desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos, fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações, e desenvolver o ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.