Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-15 às 14h01

Ensino da língua portuguesa na África do Sul aumentou 9%

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que o ensino da língua portuguesa na África do Sul registou um aumento de 9%, em Durban, durante a visita oficial à África do Sul.

«Tínhamos, no ano letivo 2015/16, 2107 alunos e agora temos 2317», disse, em declarações à Lusa, perspetivando que o número possa vir a aumentar ainda mais «dado que se está a iniciar o ano letivo na África do Sul».

Desde 13 de fevereiro na África do Sul, e após passagem pela Cidade do Cabo, o Secretário de Estado afirmou que, na escola onde estudou Fernando Pessoa, a Durban High School, «há uma grande vontade de continuar a suportar e apoiar os esforços de ensino da língua portuguesa».

Durante a viagem, José Luís Carneiro já se reuniu com a comunidade portuguesa e visitou o consulado honorário em Durban. «Neste consulado honorário estão a trabalhar duas funcionárias, que garantem permanentemente o atendimento e o funcionamento» dos serviços para os aproximadamente 12 mil cidadãos portugueses em Durban.

O consulado honorário tem competência para emitir passaportes, realizar recenseamento eleitoral e ainda a abertura de mesas eleitorais. Em breve, terá também a responsabilidade de emitir o cartão de cidadão.

O Secretário de Estado realçou ainda a importância do apoio social que as associações portuguesas estão a prestar na África do Sul, facto que é reconhecido pelas autoridades sul-africanas.

A visita oficial continuará até 18 de fevereiro, estando ainda previstas passagens por Joanesburgo e Pretória.