Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-10 às 19h29

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Educação, João Costa, estarão presentes na apresentação das conclusões do grupo de trabalho constituído para definir o «Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória», no dia 11 de fevereiro, pelas 10h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O documento, que é colocado em discussão pública, apresenta as finalidades do ensino obrigatório, alargado aos 12 anos de escolaridade, elencando o conjunto de competências que se espera que todos os alunos atinjam, independentemente da via de estudos que seguem (científico-humanística, profissional ou artística).

Pretende-se a identificação de um perfil que torne os alunos aptos ao exercício de uma cidadania ativa e informada e que responda aos desafios do século XXI.

O «Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória» vai constituir-se como base para os 12 anos de escolaridade, para a definição de aprendizagens essenciais, bem como para a promoção da gestão flexível do currículo.

A apresentação conta com a participação de Andreas Schleicher, Diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e consultor do grupo de trabalho, que enquadrará a apresentação do documento no âmbito da discussão em curso a nível internacional sobre as competências para o século XXI.

O grupo de trabalho foi coordenado pelo antigo Ministro da Educação, Guilherme d’Oliveira Martins.

Tags: educação
Áreas:
Educação