Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-09 às 15h43

Ministro dos Negócios Estrangeiros em visita oficial a Angola

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desloca-se a Angola, a convite do seu homólogo, numa visita oficial que decorrerá entre 10 e 12 de fevereiro.

Em Luanda, no dia 10, o Ministro dos Negócios Estrangeiros reunir-se-á com o Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e será recebido em audiência pelas mais altas figuras do Estado angolano.

Estes encontros permitirão passar em revista o trabalho realizado, ao longo do último ano, no plano do relacionamento bilateral nos mais variados domínios e perspetivar a cooperação a desenvolver no futuro.

Ainda na capital angolana, Augusto Santos Silva terá oportunidade de se reunir com representantes das principais empresas portuguesas com sede em Angola. Ao final do dia, no Centro Cultural português, o Ministro fará uma intervenção sobre as «Relações Portugal-África», uma iniciativa da Embaixada de Portugal, em parceria com a Universidade Agostinho Neto e o Centro de Estudos Estratégicos de Angola.

No fim de semana, a delegação portuguesa visita, a convite do Ministro das Relações Exteriores, o Huambo, Benguela e o Lubango. Esta deslocação proporcionará contactos com os Governadores provinciais e com a Comunidade Portuguesa residente naquelas cidades, e a visita a empresas nacionais, bem como a projetos desenvolvidos pelas autoridades locais em setores tão variados como a investigação ou o apoio social.

Augusto Santos Silva viajará acompanhado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira que, à margem do programa oficial, manterão contactos nas respetivas áreas governativas.

Pretende-se, assim, que a situação da comunidade portuguesa possa merecer uma atenção redobrada nesta deslocação, bem como aprofundar a cooperação na área da agricultura, na sequência de contactos já realizados a nível ministerial.