Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-02 às 11h39

Plataforma internacional Khan Academy disponível em Portugal

A partir de hoje, alunos, professores e famílias têm ao dispor uma ferramenta de apoio ao ensino da matemática, a plataforma Khan Academy, já disponível em 18 países, e agora também presente em Portugal.

O nascimento desta plataforma, uma iniciativa da Fundação Portugal Telecom, em parceria com a Direção-Geral de Educação e a Associação Portuguesa de Telemática, vai permitir levar a salas de aula portuguesas milhares de exercícios interativos e uma diversidade de novos conteúdos adaptados à realidade escolar nacional.

O lançamento da iniciativa inclui também um projeto-piloto, que levará a Khan Academy a cinco agrupamentos escolares da zona oeste, contemplando - entre 2017 e 2018 - 850 alunos do ensino básico, 11 escolas e mais de 30 professores.

Disponibiliza-se, assim, uma oferta mais plural e completa de vídeos e informações já conhecidos da plataforma Khan Academy Internacional, inicialmente focados na Matemática mas que, em breve, integrarão também materiais de estudo em português de Física, Química e Biologia, monitorizados por uma equipa de profissionais credenciados representantes de sociedades científicas das respetivas áreas.

Para além de conteúdos dedicados a alunos, a plataforma inclui ainda uma área para professores e para pais, envolvendo assim a família na promoção das aprendizagens e no  desenvolvimento de competências digitais, através de  metodologias que estimulem uma melhor aprendizagem dos alunos.

Adiciona-se assim a língua portuguesa às restantes 18 já disponíveis na plataforma interativa Khan Academy internacional, com mais de 48,5 milhões de utilizadores, 992 milhões de visualizações e 6,5 mil milhões de exercícios realizados, a nível mundial. A plataforma em português está acessível em www.fundacao.telecom.pt