Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-02 às 14h44

Mistérios da Páscoa candidatos a património imaterial da UNESCO

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, afirmou que a candidatura dos Mistérios da Páscoa às boas práticas do património imaterial da Humanidade da UNESCO «é um projeto ao qual estamos atentos, recetivos e apoiantes».

Estas declarações foram feitas em Idanha-a-Nova, onde o Ministro participou na apresentação do programa de salvaguarda dos Mistérios da Páscoa.

«Guardar tradições não significa que as pessoas se fechem nelas e olhem apenas para o passado», acrescentou Luís Filipe de Castro Mendes, sublinhando que este «é um trabalho criativo sobre a nossa história e a nossa memória».

O Ministro referiu ainda que «os Mistérios da Páscoa estão a ser redescobertos, e toda esta tradição popular e litúrgica é um exemplo de cultura e de preservação. Idanha-a-Nova sabe chamar as pessoas e chamar para si a sua diáspora».

A promoção dos Mistérios da Páscoa apoia-se em 40 anos de trabalho, sendo que - às manifestações populares que decorrem durante o ciclo quaresmal e pascal - estão associados 191 imóveis e 31 manifestações de património cultural e imaterial.

Em 2016, durante os Mistérios da Páscoa, que se estendem pelas 17 freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, foram contabilizadas 250 manifestações populares.