Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-02-01 às 12h53

Valorização da Carris é fundamental para a promoção do transporte público

Primeiro-Ministro, António Costa, viaja de elétrico entre Alcântara e a Praça do Comércio, no dia em que se efetiva a passagem da gestão da Carris, do Estado para a Câmara de Lisboa, Lisboa

«A valorização da Carris é fundamental para a promoção do novo paradigma de circulação nos meios urbanos», menos dependente do transporte individual e mais focado no transporte público, afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, no dia em que se efetivou a passagem da gestão da empresa rodoviária para a Câmara de Lisboa.

Estas declarações foram feitas aos jornalistas antes de uma viagem emblemática de elétrico realizada pelo Primeiro-Ministro entre Alcântara e a Praça do Município, sede da edilidade.

António Costa sublinhou ainda a importância de que, «quem governe as cidades tenha, igualmente, competências de gestão sobre a rede de transportes, trazendo maior qualidade ao serviço».

«Esta era uma das opções fundamentais do Programa de Governo, na prioridade que deu à descentralização», lembrou também.

A Câmara de Lisboa reassume a gestão da Carris 41 anos depois de a empresa ter passado para a competência do Estado. Contudo, a dívida da empresa irá manter-se na esfera do Estado, segundo os termos do acordo sobre a transferência da gestão e da propriedade da Carris assinado entre o Estado e a Câmara de Lisboa, em novembro passado.

 

Foto: Primeiro-Ministro, António Costa, viaja de elétrico entre Alcântara e a Praça do Comércio, no dia em que se efetiva a passagem da gestão da Carris, do Estado para a Câmara de Lisboa, Lisboa, 1 fevereiro 2017 (Foto: Paulo Vaz Henriques)