Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-01-27 às 17h01

Governo distingue responsáveis pelo programa de alienação de F-16 à Roménia

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia que distinguiu 24 militares da Força Aérea com a Medalha de Defesa Nacional

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, distinguiu 24 militares da Força Aérea com a Medalha de Defesa Nacional pelo sucesso do programa de modernização e alienação de 12 aeronaves F-16 à Roménia.

No total foram distinguidos 29 militares da Força Aérea pelo desempenho que tiveram neste projeto de «elevada complexidade», como qualificou Azeredo Lopes, mas cinco não puderam estar presentes por se encontrarem em missão no estrangeiro ou por razões de saúde.

O Chefe do Estado-Maior General da Força Aérea, General Manuel Rolo, foi um dos militares que receberam a Medalha da Defesa Nacional, pelo trabalho desenvolvido enquanto Diretor do Programa.

Na cerimónia foram também distinguidos o Contra-Almirante Gameiro Marques com a Medalha de Serviços Distintos, pela «competência e dedicação» com que desempenhou a função de Secretário-Geral-Adjunto, e o Sargento-Mor Henrique Maia e Silva, com a Medalha de Defesa Nacional, pelo extraordinário desempenho evidenciado nas funções de Chefe de Apoio Geral, na Unidade de Apoio Técnico e Administração, da Polícia Judiciária Militar, aos quais o Ministro agradeceu «veementemente o trabalho exemplar».

«Excelente gestão e programação»

«A modernização dos caças F-16 já entregues à Roménia permanecerá como um caso paradigmático de excelente gestão e programação, e como um exemplo de competência a todos os níveis das Forças Armadas e da Força Aérea portuguesas», declarou o Ministro da Defesa Nacional durante a cerimónia.

Para Azeredo Lopes, «a participação de Portugal neste programa é um exemplo irrefutável de como a Defesa pode, e deve, contribuir para o crescimento económico do tecido empresarial».

«O envolvimento da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA) no processo de modernização dos F-16 foi, e é, um fator de reconhecimento da nossa indústria aeronáutica noutros mercados e, consequentemente, junto de potenciais novos clientes. Numa fórmula muito simples, que aqui relevo com muita satisfação: a Defesa Nacional gera valor», acrescentou.

O Ministro concluiu com «uma saudação e um agradecimento muito especiais e merecidos tanto ao anterior como ao atual Diretor do Programa, General Manuel Rolo e Tenente-General Joaquim Borrego, respetivamente».

As saudações e agradecimentos foram extensíveis «à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a todos os elementos que também muito contribuíram e continuam a contribuir para o programa, na pessoa do seu Diretor, Dr. Alberto Coelho, quer a todos os militares que lideraram os vários grupos de trabalho, reuniões e negociações, e, por fim, aos pilotos instrutores e de testes de F-16, Tenente-Coronel Afonso Gaiolas, Tenente-Coronel João Rosa e Major José Dias».