Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-01-20 às 17h02

Eletrificação da linha ferroviária do Algarve concluída até 2020

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

«Nas próximas semanas, vamos lançar os concursos dos estudos e projetos necessários e queremos que a obra fique concluída um ano mais cedo do inicialmente previsto, ou seja, até ao final de 2020», afirmou o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, referindo-se à eletrificação da linha ferroviária do Algarve. Estas declarações foram feitas aos jornalistas após a apresentação deste projeto, em Portimão.

O Ministro acrescentou que esta se trata «de uma obra muito complexa - não havendo ainda projetos para a sua execução -, mas muito importante e ansiada para a mobilidade da região».

«Viemos dizer hoje, de forma clara, que este é um compromisso que o Governo inscreveu nos mapeamentos europeus para o investimento, que era intermitente em Governos anteriores, mas que vai avançar. E prevemos que os trabalhos fiquem concluídos durante o ano de 2020», disse Pedro Marques.

Esta obra tem um valor global de 33,6 milhões de euros, dividindo-se os trabalhos pela eletrificação dos troços Tunes-Lagos (14 milhões) e Faro-Vila Real de Santo António (18 milhões). Para a sinalização e outros trabalhos estão destinados cerca de 1,6 milhões de euros.

O Ministro referiu ainda que o projeto da ligação ferroviária ao aeroporto de Faro é outra prioridade, sendo de extrema importância por autarcas, empresários e responsáveis do turismo da região.

«Não sabemos se isso é possível. Nos próximos meses, vamos lançar o estudo de impacto ambiental e, se for possível, este investimento terá de ser perspetivado para ser realizado depois da eletrificação da linha do Algarve», disse Pedro Marques.

Aeroporto de Faro ampliado para captar mais turistas

O Ministro afirmou ainda que as obras de ampliação do aeroporto de Faro vão ficar prontas até ao início do verão: «Daqui a cerca de um mês, ficam disponibilizadas as áreas de check in, que são importantes para expandir a capacidade do aeroporto. Depois, até ao verão, o essencial das obras estará concluído».

«Esta intervenção será muito impactante na qualidade desta infraestrutura, tornando-a praticamente um aeroporto novo», sublinhou Pedro Marques, lembrando que «um aeroporto com níveis mais elevados de conforto e qualidade é também mais capaz de responder à crescente procura, ao mesmo tempo que garante mais sustentabilidade às empresas que ali estão instaladas».

O Ministro referiu também que «é preciso captar para o aeroporto de Faro turistas de outros destinos, como a América do Norte e o Brasil, o que passa por encaminhar turistas que aterrem em Lisboa para o Algarve».

«Com este objetivo, está previsto que - a partir de 10 de junho - a TAP aumente em 45% a sua capacidade de transporte de passageiros de Lisboa para o Algarve, com a implementação de mais oito voos por semana entre ambas as cidades», acrescentou Pedro Marques.

Concluída a ampliação do aeroporto de Faro, esta infraestrutura verá a sua capacidade de embarque e desembarque aumentada, de 2400 para 3000 passageiros por hora, permitindo 30 movimentos de aeronaves por hora, em vez dos atuais 24.