Notícias
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que a modernização do troço Covilhã-Guarda na linha da Beira Baixa, feita no âmbito do plano Ferrovia 2020, «é a maior obra de ferrovia que a Infraestruturas de Portugal lança em quase uma década em Portugal».
«O restabelecer da ligação entre estas duas importantes cidades, mas verdadeiramente de uma ligação internacional para toda a zona da Beira Baixa é, para nós, da maior importância», disse Pedro Marques na Guarda, no lançamento da obra.
A intervenção vai ter um custo global a rondar os 90 milhões de euros e é fundamental «para a redução de custos de transporte ferroviário de mercadorias», acrescentou.
«Esta redução pode ir até 30%, é a nossa estimativa, com o aumento da capacidade de transporte, com o aumento de capacidade dos comboios, com a redução do tempo de trajeto», referiu, dizendo ainda que a velocidade aumentará de 50 quilómetros por hora, como acontecia anteriormente, para os 100 quilómetros por hora.
Pedro Marques afirmou que a obra vai ajudar a descongestionar o transporte de mercadorias na Linha do Norte, desenvolver a Linha da Beira Alta e potenciar o desenvolvimento económico da região.
Modal galeria