Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-19 às 14h53

Reconstrução da Madeira depende da apresentação de mais candidaturas aos apoios nacionais

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, visita a Madeira, Funchal, 19 dezembro 2016 (Foto: Homem de Gouveia/Lusa)

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que «os recursos para a reconstrução da Madeira [na sequência dos incêndios do verão] têm de chegar e chegam, na justa medida em que são apresentadas as candidaturas aos apoios nacionais». Estas declarações foram feitas aos jornalistas no Funchal, após uma reunião com o Presidente da Câmara da edilidade.

«Estamos a cumprir o que era o nosso propósito, a solidariedade com a Região e com a construção competitiva do futuro do Funchal, o mais afetado por um conjunto de eventos, e com a Região em geral», acrescentou o Ministro, lembrando que, «logo após os incêndios, foi feito um trabalho difícil para alterar os regulamentos, até de interação com Bruxelas», visando a abertura de apoios para permitir que os investimentos necessários avançassem de forma mais rápida.

Pedro Marques sublinhou: «Já abrimos o aviso de candidatura que permite investimentos concretos de, pelo menos, 25 milhões de euros», o que «é uma verba significativa que ficou ao dispor do Governo Regional e das câmaras afetadas».

«O mais importante é que passemos da situação de emergência, enfrentada no verão para a estabilização da vida das pessoas», disse o Ministro, referindo que «agora é preciso haver mais projetos e candidaturas que sejam depois aprovadas».

Pedro Marques anunciou ainda que o Estado também vai apoiar o projeto de requalificação do centro do Funchal, através do Instituto do Turismo.

O Ministro deslocou-se à Madeira acompanhado pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, para assinar com o Governo Regional um protocolo para execução da subvenção proveniente do Fundo de Solidariedade da União Europeia e do acordo de colaboração com a Investimentos Habitacionais da Madeira para a concretização de intervenções na área da reconstrução das habitações afetadas pelos incêndios no Funchal e na Calheta.

 

Foto: Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, visita a Madeira, Funchal, 19 dezembro 2016 (Foto: Homem de Gouveia/Lusa)